7 de janeiro de 2014

Cuidados com os cabelos no verão


Durante o verão,a chance de que seus cabelos sejam danificados é bem maior, isto por conta da grande incidência solar sobre eles, além de produtos químicos utilizados nas águas da piscinas e fatores naturais como vento.


O sol atinge a queratina (proteína que forma o fio), que se parte em pequenos pedaços. O cloro da piscina causa o desprendimento de parte da cutícula, deixando o fio áspero. O vento embaraça os cabelos, que, ao serem penteados, quebram facilmente. A areia entra em atrito com o fio e pode causar a perda de queratina, e o sal intensifica os efeitos destrutivos dos raios solares.

A água da piscina agride mais os cabelos do que a água do mar. Isso acontece porque os produtos químicos usados para tratar a água alteram a cor, ressecam e enfraquecem os fios. Mas, antes de mergulhar, tanto no mar como na piscina, é muito importante aplicar nos cabelos produtos que ajudam a proteger os fios.

Ufa, viram a quantidade de danos?Então, para enfrentar esse verdadeiro ataque, é preciso tornar os fios mais fortes e resistentes. 

Mas cada tipo de cabelo reage de uma forma a todos estes danos frequentes no verão. Confira em qual deles os seus fios se encaixem, e não deixe de tratá-los adequadamente nesta estação:

Os cabelos tingidos e com mechas estão entre os mais sujeitos a estragos. Isto porque os processos químicos deixam os fios porosos, o que permite maior absorção de cloro e sal.

No caso de cabelos tintos os mais prejudicados são os cabelos loiros.  Na descoloração o fio resseca, porque os pigmentos escuros, que também oferecem uma pequena proteção, são retirados. Portanto, antes da exposição ao sol, os fios devem ser fortalecidos com hidratações semanais.


Cabelos crespos, geralmente mais ressecados do que os lisos, também sofrem mais com a ação do sol, da água do mar e da piscina.
 
Cabelos que passaram por alisamento, precisam de cuidados extras com tratamentos especiais para dar nova forma aos fios, pois perdem a queratina e elasticidade. Isso enfraquece o cabelo, que fica sujeito a formação de pontas duplas. Além disso, as cutículas abertas facilitam o desbotamento da cor. 



TRATAMENTO
 




Nessa época do ano, mesmo na cidade, o ideal é substituir o shampoo e o condicionador habituais por similares, mas que tenham em sua fórmula filtro solar. Isso porque os raios ultravioleta penetram no fio, oxidam os pigmentos e alteram a cor e a textura dos cabelos.
As hidratações deverão ser semanais para amaciar os fios, evitar que ressequem e garantir o brilho.
Assim como acontece com os protetores para a pele, os produtos que atuam como condicionadores do cabelo são resistentes à água. Os filtros aderem aos fios e formam uma película protetora, que resiste ao enxágue. Embora existam alguns produtos que precisam ser reaplicados depois de cada mergulho.


PRECAUÇÕES 

 

* Depois da praia, é fundamental enxaguar o cabelo com água do chuveiro ou com uma garrafa de água mineral pois os grãos de sal funcionam como uma lente de aumento e ressecam os fios, intensificando a ação da radiação solar.
* Evite fazer tranças porque elas quebram os fios. O ideal é prendê-los com elástico revestido com tecido. Tranças ou penteados que torçam os cabelos devem ser feitos com cuidado, sem esticar muito os fios.
* Outra medida eficaz é usar um chapéu de palha que não fique em contato direto com o couro cabeludo, permitindo uma boa ventilação.
* Para o correto tratamento e prevenção, consulte seu dermatologista, evitando o mau uso de produtos aleatórios que possam vir a ser mais prejudiciais.


Fonte: Denise Chambarelli