11 de fevereiro de 2015

Vamos cuidar da nossa pele? 3ª lição: tratamento mensal

Oii gente, tudo bem?

Voltando com a série Vamos cuidar da nossa pele?, hoje vamos falar sobre tratamento mensal. Ao longo dos dois últimos posts desta pequena série conversamos sobre tratamentos feitos em casa como a higienização, tonificação e esfoliação da pele do rosto.

No entanto na lição de hoje vamos falar da limpeza de pele, que consiste na retirada dos comedões, conhecidos como cravos, ajuda a controlar a oleosidade e contribui para a manter o pH da pele equilibrado. Este procedimento deve ser realizado apenas por profissionais.


Na limpeza de pele o profissional vai primeiro limpar a sua pele para remover todas as impurezas e restos de maquiagens. Depois disso ele vai esfoliar sua pele para retirar aquelas células mortas. Até ai tudo ok, certo?

Depois de deixar a pele limpa e esfoliada, chega a hora de fazer a emoliência, ou seja vamos amolecer os cravinhos. lsto é possível através de produtos com essa função - que podem ser em forma de creme ou líquidos. O profissional aplica uma cama de emoliente, depois faz o uso de máscara de algodão, ou até mesmo bandagens ou algodões em forma de quadradinhos umedecidos, e faz uma nova aplicação do produto.


Depois é utilizada uma máscara térmica que deve ficar no rosto pelo menos por 20 minutos. Também pode ser utilizado um aparelho chamado Vapor de Ozônio - onde o vapor produzido também tem a função de emoliência.


Depois da emoliência é chegada a hora da extração, onde com calma e usando luvas e lenços de papel, a esteticista vai espremendo os comedões. Em alguns lugares como a lateral do nariz pode ser usado uma ferramenta chamada extrator para o auxilio na remoção. Também existem limpezas de pele feitas pelo método de hidrosucção, onde um aparelho vai sugando os cravinhos.



Depois da extração é hora de acalmar a pele. Através de máscaras calmantes, ou de um aparelho de alta frequência. Para diminuir o inchaço causado pelo extração também são utilizadas manobras de massagem facial, a tradicional drenagem linfática, que ajuda, e muito, a deixar o rosto com aspecto mais natural.


Para finalizar o processo a pele é tonificada, hidratada e protegida. 


Periodicidade da limpeza de pele
O tempo entre uma limpeza e outra vai depender muito do tipo de pele de cada paciente. Peles normais à secas podem repetir a limpeza a cada dois meses. Já a pele mista a oleosa e com presença de cravos exige um cuidado maior, o ideal é fazer uma limpeza de pele por mês e utilizar produtos cosméticos adequados para cada caso. Indivíduos com um grau de acne muito intenso, devem sempre ter a orientação de um dermatologista para um melhor resultado. 

Contraindicações da limpeza de pele
Ao contrário do que muitos pensam, a limpeza é contraindicada para remover espinhas, pois pode deixar cicatrizes, além de gerar mais inflamação e agravar o quadro de acne. A limpeza de pele não é recomendada para peles muito sensíveis, aquelas que ficam vermelhas com facilidade, que sob o sol fazem rubor, que costumam desenvolver alergias e irritações com facilidade. Além das peles com muita espinha.

Também não é recomendado fazer a limpeza em pele bronzeada. Após a exposição prolongada ao sol, a melanina (substância responsável pelo escurecimento da pele) está em plena atividade.

LEMBRANDO QUE LIMPEZA DE PELE DEVE SER FEITA POR UM PROFISSIONAL E COM PRODUTOS DE QUALIDADE! 

Espero que tenham gostado!!
Be
ijinhos e até os próximos! ♥
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário