27 de março de 2015

Contorno e iluminação - estilo Kim Kardashian

Oii gente, tudo bem?

Já faz muito tempo que  a técnica de contorno e iluminação do rosto é aplicada pelos maquiadores profissionais. Mas ficou ainda mais famosa depois que o maquiador da socialite Kim Kardashian, postou uma foto dela com o rosto todo esculpido e depois o resultado final.


Mas o que é contorno e iluminação e para que servem?
A técnica de contorno e iluminação é uma forma de brincar com a luz e sombra no rosto baseando-se numa regrinha básica: tudo que é escurecido é escondido e o que é iluminado aparece. Ou seja, é uma forma de esconder algo que não agrade e de salientar os pontos positivos do rosto.

Então: Escurecer = disfarça
Iluminar = salienta

Com contorno e iluminação podemos:
- Afinar o rosto;
- Suavizar testa grande ou larga;
- Afinar o nariz;
- Suavizar queixo grande;
- Suavizar papada;
- Deixar o rosto com um formato mais harmonioso;





Essa técnica foi criada por Stephen Marquardt  um cirurgião plástico que após 20 anos de pesquisa concluiu que os seres humanos percebem a beleza nos rostos que se aproximam a razão Áurea. 


A Razão Áurea ou Proporção Áurea, basicamente definiu a simetria. De acordo com Stephen Marquardt, os seres humanos longe de todo o condicionamento instintivamente apreciam a beleza simétrica. Visto isso Marquardt construiu uma mascara para ser usada com suas clientes, em operações estéticas faciais, conhecida como a Máscara da Beleza.


Tendo como objetivo alcançar o “rosto perfeito”, os maquiadores começaram a utilizar sua mascara como guia. Essa técnica de contorno e iluminação é utilizada desde então  principalmente em revistas e televisões.

Mas cada caso é diferente um do outro! Existem vários formatos de rosto inclusive os que não se encaixam com a máscara, mas que podem usar desta técnica.



Produtos que podem ser utilizados:

Base ou corretivo de tom escuro para diminuir e contornar o rosto;
Base ou corretivo de tom claro para iluminar e salientar os pontos altos do rosto;
Pó translúcido;
Base do tom da pele;
Pó bronzeador;

Como eu faço:
Meu rosto é oval, mas eu gosto de diminuir a testa, que é algo que me incomoda um pouco. Eu costumo usar essa técnica  em eventos que pedem um maquiagem mais elaborada, ou então quando vou fazer fotos. No dia a dia é complicado de fazer, já que é uma preparação mais demorada. Uso produtos baratinhos e que eu já tenho.


Passo 1: contornando o rosto
Base Color Trend, cor escuro + pincel kabuki angular Macrilan
Testa, maxilar, lateral do nariz e queixo.


Passo 2: iluminando o rosto
Corretivo claro da paleta + pincel cônico Macrilan
Centro da testa, nariz, abaixo dos olhos e bochechas;

Depois vamos esfumar com a ajuda de uma esponja queijinho ou pincel. Feito isso você aplica a base do tom da sua pele, esfumando levemente. E para finalizar usar o pó translúcido e o bronzeador para realçar as marcações.


O resultado fica incrível! Na foto não use maquiagem nos olhos para vocês verem a diferença real. Agora confiram algumas fotos de makes que eu fiz usando esta técnica:



Espero que vocês tenham gostado!!
B
eijos e até os próximos!! ♥


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário